Efectivos afectos a Direcção dos Serviços de Saúde da Polícia Nacional de Angola (DSS/PNA), participaram hoje, em Luanda, numa palestra subordinada ao tema "Emergência em Enfermagem e Humanização em Saúde", uma actividade que visa saudar o dia internacional da enfermagem, a ser assinalado no dia 12 de Maio, na próxima Quinta-feira.
O acto que decorreu na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), foi presidido pela Directora de Saúde da PNA, Comissário, Rosa Bessa de Campos, em representação do Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos.
Na ocasião, a prelectora, Subinspector Argentina Samba que dissertou o tema "Emergência em Enfermagem", definiu a emergência, como uma constatação relacionada com o agravamento da saúde que implica sofrimento intenso, com risco de morte e urgência como a ocorrência imprevista de um agravamento, com ou sem risco de vida.
A especialista de saúde, Argentina Samba, acrescentou que as duas características pressupõem atendimento médico rápido e proporcional a sua gravidade, assim como destacou a emergência, como a mais grave que a urgência.
Já o orador, Inspector Silvino Martins, que abordou questões relacionadas com a humanização em saúde, fez saber que, apesar dos avanços tecnológicos, o serviço dos profissionais de saúde, devem ser sempre humanizados e ter como foco os pacientes, uma vez que a política nacional de humanização de saúde foi criada para garantir uma boa relação entre os gestores, profissionais e pacientes no processo de modernização da saúde.
Para terminar, o Oficial Subalterno concluiu que humanizar, em enfermagem é um conceito indispensável para assistência aos pacientes que devem ser prioridade para qualquer profissional desta área.

PNA PARTICIPA DA 20.ª REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA

PNA PARTICIPA DA 20.ª REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA

48 ANOS - UMA VIDA AO SERVIÇO DA NAÇÃO