As instalações da creche "Estrelas dos Azulinhos", localizadas no município de Viana, foram pequenas para albergar, na manhã desta quinta-feira, 29 de Junho de 2023, os pais e encarregados de educação que se fizeram presentes àquele centro infantil, afecto à Direcção de Administração e Serviços da Polícia Nacional de Angola e ao Ministério do Interior, para testemunharem a cerimónia de encerramento do ano lectivo 2022-2023, decorrido sob o lema: "Papá Ajuda-me a Crescer", que ficou marcado com a exibição de vários talentos apresentados pelos petizes.
No local, a expectativa dos pais e encarregados era grande e visível nos seus olhos, porque para muitos deles, seria a última vez que assistiriam os filhos a exibirem os seus talentos e tudo o que aprenderam, pois eram finalistas, enquanto para outros, era apenas o fim de mais um ano lectivo.
Cerca de 14 finalistas trajados de vermelho, branco e azul-escuro, animaram o evento com a apresentação de danças com as avós e os seus educadores, poesia, desfile de trajes africanos, representação infantil de desfile das forças, música, jogo e outras atracções aprendidas ao longo dos anos na creche.
À nossa reportagem, os pais mostraram-se, satisfeitos com a qualidade de ensino e aprendizagem que o centro infantil Estrelas dos azulinhos tem prestado aos seus educandos.
Joaquim Francisco afirmou que se sente orgulhoso, pois considera o centro como a segunda casa para a sua filha.
"Tenho boas lembranças", revelou o pai.
Por outro lado, o nosso interlocutor elogiou o colectivo de trabalhadores que, segundo ele, muito tem feito em prol do bem-estar das crianças, apelando para que esse projecto se expanda no sentido de beneficiar outras crianças, filhos de seus colegas.
Outra mãe, que não se quis identificar, revelou: "É de louvar, não tenho queixas, o meu filho hoje está mais solto, interage mais", relatou a progenitora bastante sorridente.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Director de Administração e Serviços da PNA, Comissário, Jaime Firmino Rogério Morais de Brito, que na ocasião agradeceu a presença de todos e destacou o papel dos familiares e dos educadores infantis, no processo de ensino das crianças.
Durante o acto, foram entregues certificados e brindes aos finalistas que desde os primeiros meses de vida frequentaram o centro, concluindo a primeira etapa pré-escolar.
A coordenadora geral do centro infantil Estrelas dos Azulinhos, Inspector, Zenaide Bernardo, fez saber que os educadores de infância, têm como missão priorizar o cuidado dos pequenos, apelando para a colaboração dos pais nesse processo.
"Portanto, estamos aqui para cuidar, educar e ensiná-las, sempre com a colaboração dos pais", defendeu a responsável.
Neste ano, continuou, as crianças tiveram a oportunidade de aprender e ganhar conhecimento sobre o processo de aculturação e diversificação do ponto de vista social, ensinando não apenas o processo do ensino académico, mas também, os perigos que hoje a sociedade está a atravessar, aquilo que está a danificar a educação diariamente; as crianças puderam aprender, principalmente a saber ser, ganhando uma personalidade do que o indivíduo deve respeitar, ser educado e a amar o próximo.
Por seu turno, o Vice-presidente do Interclube para a área sociocultural, António Carlos Jorge, feliz e grato, avançou que no âmbito das acções na qual a área sob sua responsabilidade tem em carteira, constam vários programas de carácter social, que os leva, de forma obrigatória a realizarem actividades do gênero.
Estiveram presentes na cerimónia, em representação do Comandante-Geral da PNA, o Director Nacional de Educação Patriótica, Comissário-Chefe, António Gimbe, acompanhado pelo Director de Administração e Serviços, assim como distintos Membros do Conselho Consultivo do Ministério do Interior.

PNA PARTICIPA DA 20.ª REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA

PNA PARTICIPA DA 20.ª REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA

48 ANOS - UMA VIDA AO SERVIÇO DA NAÇÃO