A problemática da saúde mental e suicídio no contexto policial foi ontem, 15 de Agosto, tema de reflexão entre os efectivos da Polícia Nacional de Angola afectos ao edifício 3 do Comando-Geral, durante uma palestra promovida pelo Centro de Serviços Especializados de Psicologia da Direcção de Pessoal e Quadros (DPQ) da PNA.
A palestra que teve lugar concretamente no Centro Audiovisual (CEPAV) da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa, contou com dois oradores, o Psicólogo Clínico afecto ao Centro de Serviços Especializados de Psicologia da DPQ, Agente de 1ª Classe, António Tchiloia Cassenge e o Psicólogo Criminal da mesma Direcção, Agente, Danilson Kani, e serviu ainda para instruir os efectivos a manterem o controle emocional, a fim de prevenir e combater práticas do género.
Durante a palestra os efectivos foram aconselhados a continuarem a cuidar da saúde mental e a primarem pela prevenção, apresentando subsídios para maior prevenção da prática de suicídios a nível da corporação.
Na ocasião, o primeiro orador, o Agente de 1ª Classe, António Tchiloia Cassenge e Psicólogo Clínico, que abordou sobre a questão ligada à saúde mental, à imprensa da Polícia, fez saber que, através de acções do género, os efectivos estarão melhor preparados para lidar com a problemática do suicídio e da saúde mental no seio da corporação, bem como na preservação do bem vida.
António Cassenge aconselhou os presentes, a encararem a questão relativa à saúde mental e o suicídio com preocupação, por fazerem parte da complexidade humana.
Já o palestrante e Psicólogo Criminal, Agente, Danilson Kani, que abordou sobre o suicídio no contexto policial, afirmou que foram apresentadas algumas técnicas de sentido cognitivo para a garantia da resiliência e dos factores ligados ao stress. "Fizemos uma dissertação voltada para a sensibilização, para a integração social", reforçou o palestrante.
Por sua vez, o Agente destacado na Direcção de Educação Patriótica da PNA, Osvaldo Bento, mostrou-se satisfeito com a iniciativa e considerou importante procurar especialista de fórum psicológico, bem como reiterou a necessidade de acções do género para maior prevenção do suicídio no seio das Forças Policiais.

PNA PARTICIPA DA 20.ª REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA

PNA PARTICIPA DA 20.ª REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA

48 ANOS - UMA VIDA AO SERVIÇO DA NAÇÃO