Um total de 96 elementos, suspeitos da prática de crimes diversos, foram detidos pelas forças policiais, ontem (07.04.25), em todo o país, incluindo um vigilante de 22 anos, de uma empresa de segurança privada, detido na província de Malanje por suspeita de furto de uma arma de fogo do tipo AKM. A Polícia Nacional de Angola (PNA) apreendeu ainda 1.250 litros de combustíveis diversos por contrabando.
A detenção do vigilante, na província de Malanje, ocorreu por volta das sete horas, no município sede, bairro Catepa, Zona 8, no interior da obra do Tribunal Provincial de Malanje, durante o acto de inspecção, tendo-se notado o desaparecimento da referida arma. O suspeito não soube justificar o sucedido, tendo sido detido por negligência.
Durante as 24 horas, a PNA realizou 14 micro-operações nas províncias de Luanda, Zaire, Cuando Cubango, Benguela, Huambo, Bengo e Moxico, que resultaram na apreensão e recuperação de três armas de fogo, sendo uma do tipo automática, uma pistola do tipo Makarov e uma arma de fogo do tipo AKM com o respectivo carregador, 17 fogões, dois DVDs da marca LG, três televisores plasma, dois aspiradores, duas viaturas — sendo uma Toyota Starlet, cor vermelha, e uma Toyota Hiace, cor azul e branco, bem como um ciclomotor, uma botija de gás butano de 12kg e 59 porções de liamba.
No domínio das fronteiras, foram registadas 46 ocorrências, tendo sido interpelados 160 elementos, sendo: 139 da República Democrática do Congo (RDC), 13 da República do Congo (RC) e oito namibianos, nas províncias do Cuando Cubango, Cabinda, Lunda Norte, Zaire e Uíge.
A Polícia Fiscal Aduaneira registou duas infracções: uma por contrabando de importações e uma por presumível violação às disposições estatutárias, nas províncias do Bengo e Cunene.
No âmbito da prevenção e segurança rodoviária, a actividade de fiscalização do trânsito resultou na apreensão de 142 viaturas, 132 motociclos, 91 cartas de condução, 101 livretes, 15 guias e 83 títulos, bem como na aplicação de 428 multas.
POLÍCIA APELA FAMÍLIAS À PAUTAREM POR PRUDÊNCIA NO TRÂNSITO DURANTE FIM-DE-SEMANA PROLONGADO